Na história da humanidade, o homem sempre buscou atender as necessidades do futuro com as máquinas. E agora, em plena era digital e das redes sociais, chegou a vez da tecnologia ajudar o setor de atendimento ao cliente ser mais eficiente, rápido e funcional. Afinal, relacionar-se com os consumidores, tirar dúvidas e resolver problemas é cada vez mais importante para as empresas e as marcas crescerem e se manterem em sintonia com as pessoas.

Os bate-papos controlados por inteligência artificial vieram para ficar. Mesmo dando os primeiros passos rumo ao imenso caminho que ainda têm para percorrer, os chatbots no setor de call centers são uma porta para entender os usos que poderão ser feitos no futuro, para os mais diversificados aspectos das transações comerciais. E somente com o seu uso e sua difusão é que vamos descobrir formas inovadoras de implantar essa tecnologia e aprimorá-la.

Veja por que sua empresa precisa de um chatbot para fidelizar clientes e aumentar as vendas

1. Ampliação e diversificação da operação
Atuando como primeiro ponto de contato em um call center, os chatbots podem solucionar solicitações mais simples ou redirecionar os clientes para os agentes humanos somente quando realmente for necessário, deixando sua equipe mais enxuta, menos sobrecarregada ou livre de atividades repetitivas.

Além disso, complementando a força-tarefa humana com a inteligência artificial, você pode aumentar seu alcance, expandir sua operação e conquistar novos e maiores mercados com mais eficiência organizacional.

2. Orientação ao cliente
Se sua empresa trabalha com produtos ou serviços com benefícios bastante semelhantes, os clientes podem precisar de ajuda para tomar a melhor decisão de acordo com a sua necessidade. No caso de produtos de maior valor ou específicos, como acessórios de câmera ou smartphones, os chatbots também podem auxiliar os consumidores fornecendo informações.

3. Vendas para a “geração do milênio”
Grande parte do seu público pode ser formada pela “geração do milênio” (nascidos entre 1980 e 1995), que têm o hábito de perguntar e comparar produtos antes de comprar. Assim, o investimento em chatbots vem para agregar ao seu negócio.

4. Vendas on-line 
Se sua empresa utiliza canais on-line para vender e oferecer conteúdo aos clientes, nada mais conveniente que oferecer também um atendimento digital também, como os chatbots, que podem simplificar algumas tarefas e ajudar na conversão de resultados.

5. Uma plataforma de marketing interativa
Diferente de alguns apps e sites, que oferecem uma experiência passiva do consumidor, os chatbots permitem a implementação de campanhas interativas, no Facebook Messenger, por exemplo, fazendo com que mais pessoas sejam impactadas ao mesmo tempo.