GOL LINHAS AÉREAS

Uma empresa que faz tudo para você voar do seu jeito: assim pode ser descrita a GOL, há 13 anos a companhia aérea que mais inova no mercado brasileiro de aviação. Com quase 970 voos diários e presença em 65 bases – 51 nacionais e 14 internacionais – oferece atualmente a mais extensa e conveniente malha de rotas na América do Sul e Caribe.

Sua estratégia tem como base o crescimento rentável, por meio de uma estrutura de baixo custo e alta qualidade no atendimento ao cliente.

O PROJETO

Aprimorar as ferramentas de conhecimento do cliente e dos seus hábitos de consumo de transporte aéreo, visando entregar a oferta certa, no preço justo e na hora correta, com uma comunicação personalizada para os gostos e preferências de cada público.

A solução implantada pela Via Consulting, para segmentação de público-alvo, gestão, acompanhamento e avaliação de campanhas da GOL foram o Oracle Siebel Marketing e o Oracle Marketing Analytics.

DESAFIOS

  • Obter uma visão única do cliente, em todos os pontos de contato.
  • Segmentar este público de acordo com diversos critérios sociodemográficos e de perfil de uso dos serviços da companhia.
  • Dessa forma, proporcionar ao marketing maior agilidade na execução das campanhas, de preferência usando somente recursos internos.

RESULTADOS

• Aumento de 50% a possibilidade de segmentação de sua base de clientes, melhorando significativamente a relevância das campanhas, o nível de satisfação e o resultado comercial.

• Redução de 90% no tempo necessário para colocar uma nova campanha no ar, o que possibilitou resposta mais ágil às demandas de negócio e às oportunidades comerciais de momento.

• A companhia passou, ainda, a dispor de dados on-line das transações realizadas por determinado cliente, o que viabiliza as ações de relacionamento impactantes e a oferta de serviços complementares.