Para muitas companhias, as tecnologias cognitivas (ou inteligência artificial – IA) podem parecer, à primeira vista, algo distante do seu dia a dia. Mas a verdade é que não é bem assim. Viabilizar sua implantação está cada vez mais fácil, com uma diversidade de soluções e uma certeza muito forte: se sua empresa deseja se tornar mais competitiva e relevante vai precisar, sim, acompanhar essa tendência.

A seguir, tomamos como base o artigo de Thomas H. Davenport para a Harvard Business Review para facilitar o entendimento de como implantação dessas tecnologias pode tornar seus processos mais inteligentes, gerando melhores resultados.

Utilize um software com capacidades cognitivas já existente 
Atributos como marcação automática de leads de vendas, leitura de emails de clientes e classificação de imagens usadas nas mídias sociais já estão sendo adicionados aos produtos de CRM. Então, se você já usa um software de CRM, combinar e otimizar processos inteligentes de vendas, marketing e serviços vai ficar bem mais simples.

Comece em uma pequena parte e vá aumentando
Escolha uma parte específica do seu projeto e agregue valor a este serviço com inteligência artificial, transformando-o em um diferencial competitivo ou uma vantagem para o cliente. Os consultores de tecnologia podem ajudar você a encontrar este atributo e aplicá-lo no dia a dia, seja na automação de um call center ou na experiência do cliente com a sua marca.

Faça do analytics a sua força 
Agora as hipóteses podem ser dimensionadas de forma automatizada com modelos analíticos por aprendizagem de máquina. É o caso de empresas que encontram uma maneira de acelerar a criação de modelos que preveem o que os clientes provavelmente irão comprar. Além disso, é possível tornar esses modelos mais eficazes e específicos em produtos, localização geográfica e tipos de negócios.

Conecte-se aos chatbots o quanto antes
Chatbot é uma tecnologia cognitiva que usa a conversa para interagir com os aplicativos. Então, se sua empresa tiver foco em dispositivos móveis e os seus clientes utilizarem bastante as conversas de chat, invista nessa tecnologia conectando aplicativos. Claro que tudo ainda vai evoluir muito, mas aproveitar a facilidade da interação de voz pode trazer grandes benefícios.

Torne seu aplicativo mais inteligente
Com arquiteturas modulares, baseadas em componentes, é possível adicionar abordagens cognitivas às aplicações. Empresas de investimentos, por exemplo, podem criar a capacidade semiautônoma dos seus serviços de assessoria pessoal para os clientes, misturando a inteligência da tecnologia com a supervisão humana, o que torna esse serviço mais ágil e mais completo.

Quer saber como a IA, tecnologia cognitiva, pode melhorar a experiência do cliente com a sua marca e gerar mais resultados para o seu negócio? Fale com a Via Consulting.