Quanto mais a tecnologia avança, mais o mundo muda ao nosso redor. E as relações, sejam elas interpessoais ou profissionais, também. Hoje todos têm pressa e nenhum tempo a perder. Além disso, a inovação e as formas diferentes e eficientes de atender são sempre muito bem vistas.    Nesse contexto, as empresas e marcas que não acompanharem essas tendências vão perder credibilidade, pontos com os clientes e, consequentemente, negócios.

 

Sua empresa está pronta para a transformação digital?

Os clientes são pessoas diferentes, vindos de gerações diferentes e, assim, cada um tem o seu jeito preferido de se comunicar com a marca, de se expressar publicamente e compartilhar a sua opinião a respeito de um produto ou serviço. Por isso, é importante que a sua empresa esteja preparada para oferecer uma experiência multicanal, seja pelas redes sociais, por chat ou até e-mail, telefone e SMS. Não basta estar somente presente no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, por exemplo. É preciso que cada canal funcione sozinho ou de forma integrada, surpreendendo o cliente positivamente com uma rápida resposta, atendimento individualizado e, principalmente, solucionando seus problemas.

 

A tecnologia pode, inclusive, fornecer informações importantes sobre cada um dos clientes. Dessa forma, você pode ter um banco de dados sobre ele e um histórico de tudo o que já aconteceu entre ele e sua marca e tudo o que ele já comprou, oferecendo um atendimento mais próximo e personalizado, além de poupar  seu tempo e também o do cliente. Outro ponto importante é saber mais sobre as preferências, hábitos e expectativas futuras. Hoje, tudo isso é possível com a Inteligência Artificial e o Big Data.

 

Algumas ferramentas para turbinar a experiência do cliente

• Chatbots: sem intervenção humana, fornecem informações aos clientes atuando em todas as etapas (pré-venda, venda e pós-venda).

• Videochats: semelhantes às interações presenciais, estreitam as relações da empresa/marca e das pessoas por dispositivos móveis, oferecendo um plus na experiência do cliente em toda a jornada de compra.

• AVIs (Assistentes Virtuais Inteligentes): são parecidos com os chatbots, mas funcionam em aplicativos de mensagens nos sites das empresas, estando em conformidade com a identidade visual e a persona da corporação.

• Biometria de voz: embora seja mais comum em atendimentos telefônicos, também pode ser implementada em aplicativos e sites.