Todos os anos, as empresas dos mais diferentes segmentos gastam um montante considerável para atender bilhões de chamados de suporte dos clientes. Com os chatbots, além de reduzir custos na ordem de 30%, é possível aumentar a produtividade e o desempenho dos call centers, uma vez que são sistemas inteligentes automatizados que:

  • Funcionam ininterruptamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
  • Respondem mais rapidamente, gastando menos tempo no atendimento e gerando menos frustração e atrito com os consumidores.
  • Atendem a até 80% dos tipos de solicitações do dia a dia.
  • Liberam os agentes humanos para setores mais desafiantes do trabalho.

Sim, é a tecnologia transformando o jeito de atender o cliente e tornando a experiência do consumidor com as marcas cada vez mais surpreendente.

Isso porque grande parte dos pedidos de atendimento é constituída por situações rotineiras e repetitivas que podem ser solucionadas de maneira bastante rápida, como continuidade e encerramento de chamadas, alterações de endereço, problemas de login ou pagamento e transmissão de informações. Assim, tão importante quanto gerar uma economia de custos para a empresa é liberar os agentes humanos para consultas mais complexas, que poderão ser feitas demandando mais tempo, oferecendo maior atenção ao cliente e melhorando a sua satisfação com o atendimento. Os próprios clientes, especialmente os mais jovens, preferem, em sua maioria, solicitar suporte por mensagens e canais de autoatendimento.

Outro ponto importante é que, nas conversas híbridas com agentes humanos, os chatbots (dotados de inteligência artificial) são capazes aprender com os representantes e vice-versa, aumentando a qualidade do atendimento e, consequentemente, a confiança dos clientes.

Por tudo isso, os chatbots vêm ganhando cada vez mais espaço nos setores de atendimento aos clientes.

As vantagens

  • Nos atendimentos mais simples, os chatbots apresentam uma melhora de 99% no tempo de resposta das solicitações.
  • O custo por consulta de um agente virtual é infinitamente menor que o de um agente humano.
  • Um agente virtual pode atender e responder milhares de consultas de suporte por mês.
  • Um agente virtual é capaz de reconhecer dezenas de casos de uso distintos para resolver solicitações simples com rapidez.