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Mensageria assíncrona: gerando mais X para o CX.

Mensageria assíncrona: gerando mais X para o CX.
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As mensagens assíncronas referem-se a um método de comunicação onde ambas as partes não precisam estar consistentemente ativas na conversa. Um contraste em relação ao mundo síncrono, onde são necessárias respostas quase imediatas pra continuar uma interação.

Mas porque esse assunto é tão importante?

Porque vivemos um momento de transição das plataformas de comunicação. Se os conceitos de CX estão focados nas pessoas, as empresas não podem perpetuar um modelo que já está desatualizado. Hoje, os aplicativos de mensagem são claramente os canais favoritos de interação, sendo o WhatsApp o principal deles.

Portanto, falar sobre isso nada mais tem a ver com inovação: tem a ver com adequação.

Um dos grandes aspectos do CX é oferecer opções. Então, com a mensageria assíncrona, ao invés do cliente gastar cinco minutos dedicados a um atendimento, ele pode gastar 10 segundos várias vezes ao longo do dia, interagindo com as marcas de acordo com sua própria programação. Aqui, reside o valor do assíncrono: a interação com a marca se parece com qualquer outra interação que o cliente já tem ao longo do dia, em vez de um evento estressante e totalmente separado.

Afinal, os aplicativos de mensagem é que se tornaram o novo padrão de comunicação, da adolescência à terceira idade. Contra fatos, não há argumentos: o CSAT médio por canal mostra os aplicativos de mensagem com 98 pontos (zendesk benchmark). Outros dados relevantes, são que as companhias oferecendo esse suporte omnichannel resolvem seus tickets até três vezes mais rápido e que os clientes gastam 75% menos tempo aguardando a resposta dos agentes (mobile consumer engagement 2020).

Agora, o ponto mais importante em toda essa discussão é o seguinte: a geração MZ (millenials + geração Z) consome preferencialmente comunicação assíncrona e esse movimento não tem volta.]

Para exemplificar, 99% dos brasileiros, usuários de celular com internet e acima de 16 anos, possuem o aplicativo WhatsApp instalado em seus aparelhos. Desse total, 93% abrem o app todos os dias (pesquisa panorama mobile time / opinion box).

Como funciona a mensageria assíncrona na prática:

  • Prazos e flexibilidade: as conversas tem início e interrupções, mas na verdade, podem recomeçar a qualquer momento;
  • Assíncrono como padrão: as mensagens assíncronas seriam o padrão e, apenas em casos de alta prioridade, a comunicação migraria para uma plataforma síncrona, de forma que o cliente nem sequer notasse a diferença;
  • Medindo o sucesso: métricas tradicionais, como resolução na primeira chamada, tempo de atendimento e outras métricas baseadas em atendimento síncrono, não são suficientes. A eficiência em termos da experiência do cliente e a eficiência real dos negócios são os novos indicadores;
  • Relação entre humanos e bots: um bot baseado em IA responderá a quantas perguntas puder e, quando não puder, trará um agente para responder a perguntas complexas. Dessa forma, os agentes se tornam mais especializados, permitindo que se sintam mais valorizados e menos necessários em tarefas mundanas.

Aqui, na Via Consulting, já estamos desenvolvendo vários projetos complexos, para grandes players nacionais, com foco em mensageria assíncrona. Inclusive nosso mais novo produto, o V.M.R. (Via Message Router) é uma ferramenta desenvolvida para ampliar a capacidade de controle e monitoramento do atendimento omnichannel.

Se o futuro é assíncrono, o presente também é.

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Redação Via Consulting

Via Consulting é uma das principais consultorias de tecnologia brasileiras, especializada na construção de identidades digitais que aceleram o crescimento de receitas e otimizam operações.

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